Como funciona?

É um método contracetivo de utilização diária que inibe a ovulação: sem acontecer a libertação do óvulo por parte do ovário, não é possível haver fecundação do mesmo.

Como tomar?

A pílula com progestativo, sem estrogénio, é tomada diariamente durante os 28 dias do ciclo. A sua utilização é contínua, não existindo semana de intervalo. É importante tomar a pílula à mesma hora. Em caso de esquecimento da toma de algum comprimido, e se passaram menos de 12 horas desde a hora normal de toma até ao momento em que toma a pílula esquecida, a eficácia não diminui. Este é o denominado de “período de cobertura”. Caso tenha sido ultrapassado um período superior a 12 horas, a eficácia contracetiva pode ter diminuído.

Como iniciar a utilização da pílula sem estrogénios?

Esta tabela explica em que momento deves iniciar a toma da primeira pílula sem estrogénios e se é necessário utilizar um método de barreira (preservativo) durante os primeiros 7 dias.

O teu médico indicar-te-á qual a situação ideal para ti.

Método contracetivo utilizado no mês anterior Momento da toma da primeira pílula Método de Barreira
Não foi utilizada contraceção hormonal Dias 1 a 5 do ciclo menstrual Sim*
Alteração a partir de outro contracetivo hormonal combinado Dia seguinte a ser tomado o último comprimido ativo ou no dia da remoção do anel ou do adesivo. Não
Método com apenas progestagénio
(pílula só com progestagénio, implante injetável)
Qualquer dia (pílula só com progestagénio),dia de remoção do implante ou de administração da injeção seguinte. Não
Situação de pós parto ou aborto Consulta o teu médico Consulta o teu médico

* Se começaste a tomar os comprimidos entre os dias 2 e 5 do teu ciclo, deves utilizar um método de barreira (preservativo) durante a toma dos primeiros 7 comprimidos do primeiro ciclo.