Como funciona?

O efeito contracetivo é exercido pela libertação constante de hormonas, inibindo-se, assim, a ovulação. Desta maneira, sem acontecer a libertação do óvulo por parte do ovário, não é possível haver fecundação do mesmo.

Esta tabela explica qual é o melhor momento para começar a utilizar o anel contracetivo. Também indica se é necessário utilizar um método de barreira durante os primeiros 7 dias. Fala com o teu médico para saber qual é a tua situação.

Método contracetivo que utilizaste no mês anterior Momento de colocação do anel Método de barreira
Não foi utilizada contraceção hormonal Dias 1 a 5 do ciclo menstrual Sim*
Alteração de outro contracetivo combinado No primeiro dia da hemoragia menstrual Não
Método com apenas progestagénio (pílula só com progestagénio, implante ou injetavel) Qualquer dia (pílula só com progestagénio), dia de remoção do implante ou dia de administração da injeção seguinte Sim*
Situação de pós-parto ou aborto Consulta o teu médico Consulta o teu médico

* Deves utilizar um método de barreira (preservativo) apenas durante os primeiros 7 dias de utilização do primeiro anel. Durante o resto do ciclo e todos os seguintes, o anel mensal protege-te da gravidez, se utilizado de modo adequado.

Como se coloca o anel vaginal?

O anel é muito fácil de colocar. Pressiona-o com os dedos e introduz-o suavemente até ao interior da vagina. Deves empurrar o anel até te sentires confortável. Se necessário, os lábios vaginais podem ser afastados com a outra mão. É mais simples do que colocar um tampão, uma vez que o anel apresenta uma espessura fina e a sua superfície lisa faz com que deslize mais facilmente. Não deverás sentir o anel, pois ele é para ser colocado na parte superior da vagina que é insensível ao tato). Caso o sintas, empurra-o um pouco mais para o interior.

Modo de colocação:

bg-modo-de-colocacion

Posicionamento na vagina

Uma vez colocado na vagina, a eficácia do anel não depende da posição adotada. Graças à sua elasticidade, adapta-se à anatomia da mulher.

Durante quanto tempo devo ter o anel colocado?

A partir do dia em que colocas o anel na vagina, o anel deve permanecer na vagina sem interrupção durante 3 semanas. Após as três semanas, o anel deve ser retirado no mesmo dia da semana e, aproximadamente, à mesma hora em que foi colocado. Por exemplo, se colocaste o anel vaginal numa 4ª feira, por volta das 10 horas da noite, deverás retirá-lo 3 semanas mais tarde, também numa 4ª feira, por volta das 10 horas da noite. Retirar o anel é também muito simples. Ao introduzir o dedo, conseguirás encontrá-lo. Puxa-o gentilmente, sem medo.

Como se deve utilizar após a remoção?

Após a remoção do anel, não deverás usar outro anel durante uma semana. Nesta semana deverá ocorrer uma hemorragia vaginal (menstruação), que na maioria dos casos, ocorre dois a três dias após a remoção do anel vaginal. Após exatamente uma semana sem o anel, deverá ser colocado um novo anel (no mesmo dia da semana em que foi removido e, aproximadamente, à mesma hora). O processo volta então a repetir-se e após três semanas, o anel deve ser retirado.
Não é necessário utilizar outro método contracetivo se tiveres relações sexuais na semana de pausa do anel, desde que tenha sido utilizado de acordo com as instruções que estão na embalagem do medicamento: três semanas de utilização, uma semana de intervalo. Após uma semana de pausa, coloca um novo anel.

O anel vaginal é fácil de tirar?

A remoção, após três semanas de uso, poderá ser feita prendendo o dedo indicador no bordo do anel, ou agarrando o anel entre os dedos indicador e médio, e puxando-o para fora.

Modo de retirar o anel:

Anel Contraceptivo