Pilula sem estrogénios - Dúvidas mais frequentes - Contraceção

Pesquisa

Sections

Pilula sem estrogénios

Pode provocar efeitos secundários?

Como com todos os medicamentos, em maior ou menor extensão, os contracetivos hormonais podem provocar efeitos secundários. Os mais frequentes são cefaleia (dor de cabeça), náuseas, dor torácica e hemorragia irregular, especialmente ao iniciar a toma da pílula, mas podem desaparecer após dois ou três meses de utilização. Se persistirem, deves consultar o teu médico.

Protege contra doenças sexualmente transmissíveis e SIDA?

Não. Nenhum método contracetivo hormonal protege contra as doenças sexualmente transmissíveis e a SIDA. Deste modo, nas relações de risco, e além do efeito contracetivo, é recomendável utilizar também um preservativo.

É adequado fazer períodos de "descanso” e deixar de tomar a pílula durante algum tempo?

Não. Não existem evidências de que estes períodos de intervalo tenham alguma utilidade. Também se deve ter em conta que, sem utilizar outro método, estes períodos de intervalo aportam um risco de gravidez não desejada.

Deve utilizar-se outro método contracetivo durante a semana de intervalo da pílula?

A pílula sem estrogénios deve ser tomada continuamente e, por isso, não existe semana de descanso.

O que fazer em caso de esquecimento da toma de uma pílula?

Se passaram menos de 12 horas, a pílula esquecida deve ser tomada imediatamente e a toma diária normal deve prosseguir até terminar a caixa. Neste caso, a eficácia não diminui. Caso já tenham passado mais de 12 horas, a eficácia contracetiva pode ter diminuído. Neste caso, deves ler o folheto informativo que se encontra na embalagem do teu contracetivo e seguir as instruções. Se tiveres dúvidas, consulta o teu médico.

Pode provocar infertilidade?

Não. A utilização de um contracetivo hormonal não afecta posteriormente fertilidade.

Comecei a tomar a pílula. A partir de quando é eficaz?

Quando inicias o uso da pilula sem estrogénios, o momento a partir do qual ela começa a ser eficaz depende do dia do ciclo em que a inicias e do método contracetivo que estavas ou não a utilizar. Deves consultar a tabela que se encontra em "Como funciona a pílula sem estrogénios" que explica quando deves iniciar e se é necessário tomar medidas contracetivas adicionais durante os primeiros 7 dias de utilização da pílula.

Descobre outros métodos contracetivos

Faz o TesteConhece o Consultório

Related Links

NEWSLETTER
X
A recolha da informação é feita através de uma base de dados da inteira responsabilidade da Performance Sales, Lda.
Os dados submetidos não serão facultados a terceiros.